Todas as coleções > Quick Start Guide > Usando o Comparador e o Ping

Usando o Comparador e o Ping

Conheça o funcionamento do Comparador e do Ping da Metlycs

 

A Metlycs conta com duas funcionalidades que auxiliam a tomada de decisões: o Comparador e o Ping. Com ambas é possível monitorar concorrentes, mídias sociais, novidades, entre outros, e detectar instabilidades no site de uma propriedade. 

Saiba como extrair o máximo dessas funcionalidades! 

Comparador

O Comparador é uma funcionalidade para monitoramento de áreas específicas de sites. Com ele é possível monitorar serviços, preços e novidades de sites concorrentes, além de mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. 

Para começar a usar o Comparador, é só seguir o passo a passo:

a) Acesse a Metlycs;
b) No menu superior, clique em Comparador;

Acima do menu do Comparador você encontrará o dashboard desta funcionalidade, podendo verificar quantos hits* ainda restam, quantas áreas** foram demarcadas e quantas áreas foram contratadas em seu plano. 

c) Clique em + Nova Campanha;
d) Escreva o Nome da Campanha que reunirá os grupos de comparação. Se quiser, é possível adicionar uma descrição à campanha;
e) Escreva o Nome do Grupo que reunirá os Screenshots das áreas demarcadas. Se quiser, é possível adicionar uma descrição ao grupo;
f) Selecione o Intervalo de comparação. A Metlycs consumirá um hit a cada comparação, mesmo que nenhuma alteração seja feita na área demarcada.

*Hit é uma comparação da área demarcada realizada pela Metlycs.
**É possível demarcar múltiplas áreas em uma mesma página de um site. 

g) Após ser redirecionado para o dashboard do Comparador, clique sobre a Campanha que acabou de criar e, logo em seguida, sobre o Grupo de comparação;
h) Clique em Demarcar;
i) Acesse o site que deseja demarcar e monitorar, e copie sua URL;
j) Volte à Metlycs e cole a URL no local indicado. Clique sobre o ícone de Lupa ou aperte Enter no seu teclado;
k) Selecione a Sensibilidade de mudança. Uma sensibilidade mais baixa captará alterações de proporções maiores, enquanto uma sensibilidade mais alta captará alterações mínimas, como uma vírgula alterada em um texto;
l) O site que deseja monitorar será renderizado dentro da Metlycs. Haverá um quadrado de seleção ao centro do site, o qual poderá ser editado para demarcar a área específica que desejar;

ATENÇÃO: Recomendamos não demarcar o site inteiro. Em termos de infraestrutura, é possível que o servidor de seu site demore para responder, fazendo com que o Comparador detecte uma alteração sem que esta, de fato, tenha acontecido.

m) Ao demarcar a área que deseja monitorar, clique em Salvar no final da área de demarcação;
n) Após a mensagem de sucesso aparecer no topo da tela, será possível demarcar quantas áreas desejar na mesma página ou trocar a página e repetir o procedimento.

É possível criar quantos grupos de comparação desejar, dentro das limitações do seu plano. 

Para visualizar todas as alterações que aconteceram, basta seguir o passo a passo:

a) Acesse a Metlycs;
b) No menu superior, clique em Comparador;
c) Selecione a Campanha a qual contém o grupo de monitoramento que você deseja visualizar;

É possível adicionar comentários, alterar a sensibilidade da detecção de alterações, visualizar o site demarcado e a data de criação das demarcações deste site.

d) No canto superior direito da área demarcada estão dois ícones. O primeiro, azul e com duas setas, mostrará todas as alterações da área demarcada. Já o segundo, vermelho e com uma lixeira, excluirá esta área de comparação. Clique no primeiro ícone;
e) Se a Metlycs detectar alterações na área demarcada, elas estarão reunidas uma abaixo da outra, de acordo com o período em que aconteceram. Uma mensagem aparecerá caso não haja alteração;

Ping

Ping é uma funcionalidade que monitora a estabilidade do site cadastrado na propriedade que você administra. Instabilidades e erros acontecem por inúmeros motivos. Os mais comuns envolvem a velocidade de resposta do servidor no qual o site da propriedade está hospedado (Erro 0: Servidor Lento) e a página não ser encontrada ao tentar acessá-la (Erro 404: Página Não Encontrada). 

Trata-se de uma funcionalidade para facilitar a tomada de decisões. Com o Ping você saberá se o servidor contratado está funcionando de maneira ideal em sua localidade e poderá, por exemplo, pausar campanhas de marketing digital caso o site não esteja respondendo ou apresente alguma anormalidade. 

Ping já está ativo no momento em que você criar uma Propriedade. Para visualizar o relatório de instabilidades, siga o passo a passo:

a) Acesse a Metlycs;
b) No menu superior, clique em Ping;
c) Você agora estará no dashboard do Ping. Na parte superior estará o número de instabilidades no período selecionado e a frequência de verificações contratada em seu plano. Logo abaixo estará um gráfico e, ao lado, o filtro para que você selecione o período que deseja verificar. A próxima informação é o relatório de erros; na primeira coluna estará o início da instabilidade ou data de quando a Metlycs detectou o erro apontado. Na segunda, a data de quando a situação do site voltou ao normal. Na terceira, a duração da instabilidade ou erro e, por fim, o código do erro.

É recomendado que a frequência de verificações seja menor, visto que a Metlycs detectará qualquer instabilidade praticamente no momento em que ela ocorrer, possibilitando que você tome uma decisão o mais rápido possível, minimizando riscos e perdas. Caso queira fazer um upgrade do Ping ou do Comparador, siga o passo a passo em Meios de Pagamento. 

É isso! Esperamos que você obtenha os melhores resultados com nossas funcionalidades! Caso ainda tenha dúvidas, acesse nosso chat ou envie um e-mail para agendar um treinamento da nossa plataforma!