Todas as coleções > Quick Start Guide > Monte a sua estratégia

Monte a sua estratégia

Aprenda a configurar a Metlycs do seu jeito!

Seja bem-vindo à Metlycs

Neste artigo você aprenderá a configurar a Metlycs de acordo com a sua estratégia. Antes de partir para a funcionalidade que deseja, sugerimos já instalar todos os códigos necessários para o funcionamento da plataforma com o seu site. Ambos habilitarão o funcionamento de todas as funcionalidades da Metlycs.

Agora que você já inseriu os códigos da Metlycs em seu site, monte sua estratégia! Para facilitar, separamos links úteis caso você queira pular diretamente para a funcionalidade que desejar. Se quiser configurar todas as funcionalidades, é só clicar sobre o último link da lista abaixo.

 

Para visualizar outras configurações possíveis, acesse a página inicial da nossa Wiki e confira a lista na coluna à esquerda. 

 

A Metlycs

A Metlycs é uma plataforma intuitiva e agrega uma série de ferramentas e funcionalidades pensadas para facilitar o dia a dia de empresas que trabalham estratégias de Marketing. Com a Metlycs é possível automatizar a captação e a qualificação de leads, disparos de e-mails, a análise de áreas específicas de sites e mídias sociais, e a detecção de instabilidades no site do seu negócio ou do seu cliente. 

Além disso, é possível fazer upgrade e downgrade do plano ou funcionalidade contratados a qualquer momento, trazendo flexibilidade a todos os usuários que trabalham estratégias de Marketing Digital, sejam eles B2B2C ou B2C.

 

Automação de Marketing

A automação de Marketing possibilita que diversas atividades rotineiras dos esforços de divulgação, comerciais e de análise de dados de uma empresa sejam automatizadas. Com isso, organizações conseguem ganhar tempo e otimizar custos

Com uma plataforma de Marketing como a Metlycs é possível automatizar atividades como:

  • Geração e captação de leads;
  • Disparos de e-mails;
  • Acompanhamento de concorrentes;
  • Monitoramento de mídias sociais;
  • Detecção de instabilidades do seu site.

 

Plataforma de Marketing Digital

Além da própria automação, a plataforma de Marketing Digital Metlycs possui funcionalidades para a criação e configuração simplificadas e intuitivas de Pop Ups e Landing Pages. Pensando na usabilidade de nossos usuários, não limitamos a criação desses elementos. Com isso, na Metlycs, é possível criar quantas páginas de captura e Pop Ups forem desejados.

 

 

QUERO MONTAR MINHA CONTA DO ZERO

Você já fez as configurações dos códigos da Metlycs? Recomendamos que você a faça antes de seguir com suas estratégias. Use o índice a seguir para instalar os códigos: 

Se você quiser começar a qualificar automaticamente uma base de leads que você já tenha, o primeiro passo é subir essa lista para nosso CRM. Essa etapa te ajudará a montar outras campanhas e configurações dentro da Metlycs, como a de disparos de e-mails e a segmentação da sua base. 

Subindo uma base de leads na Metlycs

Configurando o Lead Scoring

Depois de subir a sua lista de contatos, você poderá segmentá-la como preferir. 

Segmentando a minha base

Antes de criar qualquer campanha de E-mail, Landing Page ou Pop Up, facilitará se você já tiver um template construído. Acesse o Emailer para criar um template de e-mail, o Landing Pager para criar um template de Landing Page ou o Popuper para criar um template de Pop Up. Você precisará do View Builder, nosso construtor inteligente de templates. 

Aprendendo a usar o View Builder

Depois de criar uma campanha de E-mail, Landing Page ou Pop Up, você poderá criar suas automações. Para criar uma das campanhas citadas acima, clique aqui para voltar ao índice do início. Para criar uma automação, clique no link abaixo. 

Criando uma automação

Criando e entendendo fluxos de automação

 

 

QUERO CONFIGURAR MINHA LANDING PAGE

Antes de criar sua Landing Page, atente-se ao seguinte:

  • Se você desejar direcionar seus leads ao CRM da Metlycs, é necessário instalar os códigos Tracker e Snippet no site da sua propriedade;
  • É possível construir e configurar uma Landing Page sem ter um site. Entretanto, é necessário ter um domínio.

Para configurar sua Landing Page, você precisará configurar as ações da página; selecionar, editar ou subir um template; apontar sua Landing Page para publicá-la e deixá-la ativa. 

 

Configurando a Landing Page

a) Acesse a Metlycs;

b) No item Conversões do menu suspenso, clique na seção Landing Pager;

c) Na parte superior esquerda da página Landing Pager, clique em + Nova Landing Page;

d) Na seção Detalhes, escolha um nome para sua Landing Page e o modelo de base. É possível fazer o upload de um modelo construído fora da Metlycs para editá-lo dentro da plataforma;

e) Na seção ações do formulário, selecione a ação desejada de sua Landing Page;

f) Na seção configurações, selecione o Link, o Título e a Descrição de sua Landing Page;

g) Na seção códigos de monitoramento, é possível adicionar códigos para acompanhamento de sua Landing Page. Os códigos suportados são das plataformas Google Tag Manager, Google Analytics, Google Adwords Conversion, Facebook Pixel e Hotjar;

h) Na seção aparência nas mídias sociais, personalize a aparência do link de sua Landing Page quando ele for postado nos serviços de mídias sociais. É possível personalizar a imagem, o título e a descrição a serem exibidos;

i) Na seção Agradecimento é possível selecionar a ação tomada ou a mensagem a ser exibida após o envio dos dados, como uma mensagem de agradecimento;

j) Após terminar de configurar a Landing Page, clique em Salvar ao final da página.

Você será redirecionado para a página com os elementos do formulário.

  • Clique e arraste os elementos com as informações que deseja coletar de seus leads; 
  • Se quiser criar um campo personalizado, clique sobre Campo Personalizado e siga as instruções de criação;
  • Clique em Salvar.

Você será redirecionado para o View Builder. Agora você poderá editar o template selecionado, adicionando ou removendo elementos da página.

Conhecendo o View Builder a fundo

 

Publicando a Landing Page

Para publicar uma Landing Page, é necessário apontar o registro CNAME para o seu domínio. Como domínios são hospedados em serviços diferentes, sugerimos este artigo do Google para realizar esse procedimento:

Apontando um CNAME ao meu domínio

Em um artigo que produzimos para a nossa própria Wiki, temos outras explicações e mais um link com novos procedimentos baseados em cada hospedagem.

Ao finalizar o procedimento, ao lado do nome da Landing Page criada, clique sobre Publicar. Agora é só clicar sobre a URL de sua Landing Page para se certificar de que ela foi criada com sucesso.

Leia abaixo as possibilidades da Landing Page e entenda suas aplicações. 

 

Landing Page e suas vantagens 

O Landing Pager é uma funcionalidade voltada para o Inbound Marketing. Com uma página de captura é possível disponibilizar Calls to Action (CTAs) com ofertas únicas. O objetivo é fazer com que leads entrem em sua base. 

Na Metlycs é fácil e intuitivo criar uma Landing Page. Em poucos minutos, uma página criada em nossa plataforma já está no ar e performando. 

Em testes com ferramentas do Google, uma Landing Page criada na Metlycs possui a nota mais alta de SEO e velocidade, indicando alto desempenho e ótima qualidade da construção da página.

 

 

QUERO CONFIGURAR UM POP UP

Antes de criar seu Pop Up, atente-se ao seguinte:

  • Se você desejar direcionar seus leads ao CRM da Metlycs, é necessário instalar os códigos Tracker e Snippet no site da sua propriedade. Sem o Snippet instalado, o Pop Up não funcionará;
  • É possível configurar um Pop Up em uma Landing Page, mesmo sem ter um site. Entretanto, é necessário ter um domínio. Nesta possibilidade, os códigos da Metlycs já estão instalados.

 

Configurando seu Pop Up

a) Acesse a Metlycs;

b) No item Conversões do menu, clique na seção Popuper;

c) Clique no botão Novo Pop Up;

d) Na seção Detalhes, preencha o nome desejado e selecione um modelo em branco (para construir um template do zero);

e) Na seção Exibição, configure as opções do Pop Up. São elas:

  • Mostrar: campo em que é definido em qual momento e de qual forma o Pop Up será exibido;
  • Atraso: intervalo de tempo em que o site executará a configuração de exibição (você configurará o tempo em milissegundos [ms]);
  • Páginas antes de mostrar: aqui você seleciona por quantas páginas o usuário navegará antes de ser executada a configuração Mostrar;
  • Limite de impressões: limite quantas vezes o seu Pop Up será exibido;
  • Data de início: data de início da exibição do Pop Up;
  • Data de término: você pode definir a data que o seu Pop Up deixará de ser exibido. Deixe em branco para não ter uma data de término;
  • Mostrar em todas as páginas: você determina se o Pop Up será exibido em todas as páginas. Caso desejar, defina uma página específica. Por meio do campo URL, selecione Exibir na caixa de seleção seguinte. Você pode também esconder o Pop Up em uma página específica inserindo a URL da página e selecionando Esconder na caixa de seleção seguinte.

Observação: você pode personalizar a exibição para adicionar novos filtros clicando no botão + na coluna ação.

f) Na seção Alinhamento, é possível configurar a posição de exibição do Pop Up na tela do usuário;

g) Feitas as configurações, clique em Salvar.

Você será redirecionado para o View Builder. Agora você poderá editar o template selecionado, adicionando ou removendo elementos do Pop Up.

Conhecendo o View Builder a fundo

 

Publicando o Pop Up

a) Encontre o Pop Up que deseja publicar. Use o filtro para buscar pelo nome, caso necessário;

b) Na caixa do Pop Up, clique no ícone de expansão (seta) ao lado do botão Pausar/Ativar na coluna Ação;

c) Clique em Publicar.

Leia abaixo as possibilidades do Pop Up e entenda suas aplicações. 

 

Pop Up e suas vantagens 

O Pop Up é uma funcionalidade voltada para o Inbound Marketing. Com ele é possível atrair leads para sua base usando múltiplas estratégias.  

O construtor simplificado de templates e a maneira fácil e intuitiva de configurar um Pop Up são os pontos fortes da Metlycs. Em poucos minutos é possível configurar esse elemento, escolhendo, inclusive, seu posicionamento na página escolhida. 

 

 

QUERO CONFIGURAR UMA CAMPANHA DE E-MAIL

Antes de criar sua campanha de e-mail, atente-se ao seguinte:

  • Antes de criar uma campanha de e-mail, é necessário segmentar sua lista de contatos;
  • É possível criar quantas campanhas de e-mail quiser, atentando-se somente ao número de disparos contratados (calculados por mês)
  • É necessário definir um e-mail de disparos. Este endereço poderá ser alterado, mas não é possível registrar mais de um endereço de e-mail por vez;
  • Você poderá testar todo e-mail que criar antes de enviá-lo, sem custo algum e quantas vezes desejar.

 

Configurando sua campanha de e-mail

a) Acesse a Metlycs;

b) No menu superior, coloque o mouse sobre Conversões e selecione Emailer;

c) No menu do Emailer, selecione + Nova Campanha;

d) Escreva o Nome da campanha e o Assunto que aparecerá para o destinatário;

e) Em Tipo de campanha, escolha se essa campanha será automática ou de e-mail agendado. No caso do E-mail Marketing - Campanha de disparo agendado, abaixo da seleção de templates, será possível selecionar as listas segmentadas criadas, o assunto do e-mail e escolher a data de envio;

f) Se você selecionou a campanha automática, a plataforma lhe redirecionará a uma nova tela. Escolha um dos templates desenhados pela Metlycs, crie um próprio ou faça o upload de um template em HTML;

g) Você será redirecionado ao menu de E-mails da Metlycs;

h) Na linha da campanha criada, será possível clicar em Testar para verificar se ela está configurada da maneira desejada.

Sugerimos que você crie seu template antes de montar qualquer campanha, seja ela de disparo agendado ou automatizado. 

Para saber mais sobre o nosso construtor de templates de e-mail, acesse nosso artigo sobre o View Builder.

Leia abaixo as possibilidades do Emailer e entenda suas aplicações. 

 

Emailer e suas vantagens

O Emailer é uma funcionalidade de Inbound Marketing. A Metlycs conta com uma das melhores infraestruturas de disparo de e-mail do mercado, e com isso possui uma das melhores taxas de entrega. 

Com campanhas de e-mail é possível levar sua marca ao dia a dia dos seus leads. A ferramenta possibilita que você qualifique sua lista de contatos automaticamente, comunique-se no momento certo e tenha a comodidade de saber quais e-mails da sua lista ainda são válidos.

Outros dados são possíveis de serem extraídos do relatório da campanha de e-mail, como taxas de abertura e cliques únicos, e-mails rejeitados, desinscrições, dentre outros.

 

 

QUERO MONITORAR CONCORRENTES E MÍDIAS SOCIAIS

Antes de criar sua campanha do Comparador, atente-se ao seguinte:

  • O Comparador é um funcionalidade inovadora e possui suas limitações, principalmente porque determinados sites possuem a configuração de bloqueio da ferramenta;
  • É possível monitorar mídias sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, contanto que sejam abertos em um navegador de computador;
  • Você receberá em seu e-mail uma notificação indicando a área monitorada que sofreu alteração, no momento em que ela acontecer.

 

Configurando o Comparador

a) Acesse a Metlycs;

b) Clique no item Comparador do menu;

c) Clique em Nova Campanha;

d) Preencha os campos Nome e Descrição da campanha;

e) Na seção Grupo, você definirá o nome que identificará o grupo e sua descrição;

f) No Intervalo de comparação, você definirá o intervalo de tempo com o qual as áreas demarcadas do grupo compararão os screenshots;

g) Feito isso, clique em Criar nova campanha.

Leia abaixo as possibilidades do Comparador e entenda suas aplicações. 

 

Comparador e suas vantagens

O Comparador é uma funcionalidade de Business Intelligence. Com ela é possível acompanhar alterações em sites de concorrentes, como páginas de preços e serviços, número de clientes e parceiros, dentre outras. Além disso, outra aplicação de grande aceitação no mercado é o monitoramento de mídias sociais. 

Você pode configurar diferentes tipos de sensibilidade da captação de alterações. O Comparador é uma funcionalidade precisa, e avisará por e-mail quando qualquer mudança na área monitorada acontecer. 

Cada vez que o Comparador visita a página configurada, um hit é consumido. 

 

 

QUERO MONITORAR AUTOMATICAMENTE A ESTABILIDADE DO MEU SITE

Antes de configurar o Ping, atente-se ao seguinte:

  • Para que o Ping funcione, é necessário que os códigos da Metlycs sejam inseridos em seu site;
  • Você receberá e-mails no momento que qualquer instabilidade acontecer e quando a situação do seu site voltar ao normal.

A única configuração necessária para que o Ping funcione é a instalação dos códigos da Metlycs. Caso queira rever o passo a passo dessa instalação, use o índice abaixo:

Leia abaixo as possibilidades do Ping e entenda suas aplicações.

 

Ping e suas vantagens

O Ping é uma funcionalidade pensada para Business Intelligence (BI). Com ela, gestores de Marketing contam com uma automação que pode ser programada em diferentes intervalos de tempo - sendo que o maior é de 15 minutos -, a fim de monitorar a estabilidade do site cadastrado na propriedade. 

Com isso, se uma instabilidade for detectada, campanhas de anúncios podem ser pausadas, já que tal instabilidade não permite que um visitante acesse sua página.

Você poderá filtrar por data para entender quando as instabilidades ocorrem. Com esses dados, é possível otimizar custos com hospedagem e as próprias campanhas de anúncios. 

 

Pronto! Agora é só montar novas estratégias, analisar os dados e colher os frutos!