Todas as coleções > CRM > Configurando o Lead Scoring

Configurando o Lead Scoring

Saiba como atribuir notas de acordo com o comportamento de seus leads

Preparamos um passo a passo para você começar a usar o Lead Scoring e trazer ainda mais resultados para seus negócios! Você pode acompanhar esse conteúdo pelo vídeo abaixo ou pelo texto a seguir.

 

O Lead Scoring é uma ferramenta que faz parte do CRM, e serve para, automaticamente, atribuir notas a cada de lead de acordo com sua interação com Landing Pages, Pop Ups, e-mails e formulários. O Lead Scoring é um importante componente de uma estratégia de marketing digital completa, já que fornece dados valiosos para segmentação da base de contatos e direcionamento de comunicações relevantes para leads. 

Cada estratégia e cada negócio é particular e possui suas nuances. Com isso, não é possível formular uma "receita" ideal para a melhor configuração do Lead Scoring. Porém, você pode ler um artigo do nosso blog em que explicamos tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta.

 

Para configurar o Lead Scoring em sua propriedade, siga o seguinte passo a passo:

  • No menu suspenso, vá em CRM e clique em Leads;
  • Nas opções à direita, clique sobre o ícone "..." e selecione Lead Scoring;

Você será redirecionado para a página do Lead Scoring. 

A barra Lead Score Ranges funciona como o "termômetro" da sua base de leads, seguindo uma nomenclatura usual de mercado. Nela é possível filtrar, de acordo com as notas atribuídas, quantos leads se enquadram em cada etapa do funil de vendas - ou, seguindo a nomenclatura do mercado, quantos leads são frios, mornos e quentes. 

Abaixo deste elemento estão os campos personalizados. Estes campos são aqueles que você subiu no CRM junto com sua lista de contatos. Os elementos dessa parte do Lead Scoring são os seguintes: 

  • Primeira coluna: aqui você pode escolher se deseja adicionar ou subtrair pontos;
  • Segunda coluna: é aqui que você atribuirá as notas a serem adicionadas ou subtraídas de cada lead;
  • Terceira coluna: campo personalizado que acionará o gatilho de adição ou subtração da nota;
  • Quarta coluna: aqui são escolhidas as condições para acionar o gatilho. Vale ressaltar que "igual" ou "não igual" acionarão gatilhos exatamente iguais ou não à condição escolhida, enquanto "contém" acionará gatilhos amplos dependendo dos elementos dentro desta condição;
  • Quinta coluna: aqui é necessário escrever a condição desejada.

O próximo elemento do Lead Scoring é a de Informações de Contato. Estes são os dados da própria Metlycs, e todos os leads, sem exceção, os possuem como campos fixos dentro de suas informações.

Da mesma forma, é possível adicionar ou subtrair a quantidade de pontos desejada para cada campo.

O elemento seguinte é o de Personas. Todas as personas que você criar aparecerão aqui. Você pode atribuir ou subtrair notas se um lead for atribuído a uma das personas. 

Abaixo, um elemento semelhante, específico para Tags. As mesmas regras do elemento anterior se aplicam à essa parte. 

Já a próxima parte, Atividade Geral de Engajamento, funciona de acordo com a interação de seus leads com formulários e e-mails. No caso, se formulários forem preenchidos ou se houverem cliques em e-mails de campanhas criadas pela sua propriedade. 

É possível, também, subtrair gradativamente ou de uma só vez a pontuação de seus leads caso não haja nenhum tipo de interação. Esse é o elemento Decadência Lead Score.

Abaixo será possível visualizar a Composição das Regras de Pontuação, ou seja, a proporção de notas atribuídas por tipo de condição. 

Ao final, dois botões: 

  • Salvar: botão para salvar as regras de atribuição de notas, que estarão vigentes a partir deste momento e não se aplicarão à base de leads atual;
  • Salvar e Atualizar todos os leads: botão para salvar as regras de atribuição de notas, que estarão vigentes a partir deste momento e se aplicarão à base de leads atual.